Projetos e programas

Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Paulo

Este projeto idealizado pelo RCSP Barra Funda, visava montar um

Banco de Leite Humano para a Pediatria Neonatal da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Após 1 ano e meio de muito trabalho, a parte estrutural do Projeto GG 26371 ficou pronta e em 4 de Junho de 2013 foi aprovado pela Fundação Rotária.

Em setembro do mesmo ano, após cumpridas todas as formalidades, o valor de US$ 106.000 foi depositado na conta corrente do RCSP Barra Funda para que todos os equipamentos pudessem ser comprados. Em 15 de Janeiro de 2014 foi finalmente inaugurado o Banco de Leite.

Participaram deste projeto o RCSP Barra Funda, RCSP Pacaembu (D. 4610), RCSP Sudoeste e RCSP Ipiranga (D4420) e o Distrito 4855 da Argentina.

Hospital de Pediatria da Santa Casa de São Paulo

Este projeto visa a atualização / modernização e reposição de equipamentos e produtos do Hospital de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que atende gratuitamente 50 mil crianças por ano.

Projeto Global em andamento no Ano Rotário 2016-17, em conjunto com os Rotary Clubs Barra Funda e Sumaré.

Fraternidade Irmã Clara

A Fraternidade Irmã Clara (FIC) foi inaugurada em 28/07/1982 – CNPJ: 50.862.499/0001-14.

Declaração de Utilidade Pública pelo Decreto 32.146 de 14/08/1990 -457/ CMDCA e COMAS 638/2012.

A Fraternidade atende crianças portadoras de paralisia cerebral e o objetivo da instituição é melhorar a qualidade de vida dos internos e desenvolver suas potencialidades ao máximo possível.

O RCSP Pacaembu desde 1993 colabora com a FIC com doações, traba-lho voluntário, sendo que durante 2 anos a Presidente da casa foi Maria Tereza Saldanha Federighi, cônjuge do companheiro Jonas de Almeida Federighi, que também fez parte do Conselho Diretor.

Instituto Profissionalizante Paulista

Instituto Profissionalizante Paulista - IPP, fundado em maio de 2004, por iniciativa do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, com apoio do Citigroup e participação dos Rotary Clubs de São Paulo Barra Funda, Pacaembu e Memorial da América Latina, com o objetivo de selecionar, preparar e qualificar jovens com idade entre 14 e 22 anos para ingresso no mercado de trabalho, com a missão de ser uma unidade de ensiono profissionalizante e do primeiro emprego como meio de inserção social e construtiva.

Intercâmbio Internacional de Jovens

Programa do Rotary International que tem o objetivo de promover a compreensão internacional, ao proporcionar aos jovens a oportunidade de viver e estudar em outros países, conhecendo ambientes e culturas diferentes de seus países de origem.

Saiba mais sobre o Intercâmbio Internacional de Jovens clicando aqui.

Projeto Talento Jovem

O RCSP Pacaembu participa em parceria com as Faculdades Integradas Rio Branco, do Projeto Talento Jovem que beneficia Jovens interessados em ingressar na faculdade. As duas bolsas são de 40% para os melhores classificados e de 100% para os 05 melhores entre todos os clubes, provenientes da rede pública de ensino. O RCSP Pacaembu recebeu o número 1025 que deverá ser colocado no ato da inscrição ao vestibular.

Faculdades Integradas Rio Branco

Av. José Maria de Faria, 111

(travessa da Av. Ermano Marchetti - altura do nº928)

São Paulo - SP - Cep 05038-190

Creche Dona Antonieta Altenfelder

Ligada à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a creche oferece atencimento gratuito há mais de 35 anos aos filhos das funcionárias que trabalham na Santa Casa, das 6h às 19h30, de segunda à sexta-feira.

A creche atende crianças na faixa etária de 3 meses à 4 anos de idade, ao todo são 120 (cento e vinte) crianças matriculadas, que recebem cuidados integrais no cuidar e no educar, independentemente do sexo, raça, cor, situação econômica, credo religioso, político ou quaisquer preconceitos e discriminações. Ainda assim, vale ressaltar que a situação socio-ecômica da maioria das mães é baixa.